Quantcast
Channel: Hall Social - Assinar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5343

#ProjetoVerão

$
0
0

Segunda é dia de #ProjetoVerão. A dica do educador físico Edgar Guadagnano esta semana vai para aquela galera que quer ficar mais forte e pensa que quanto mais melhor. Confere aí:
@
“Cuidado, pessoal! Existem diversos estudos mostrando que um treino intenso de curta duração é mais eficiente que um treino volumoso de baixa intensidade para gerar hipertrofia. Porém, muitos erram ao aplicar esta metodologia. Talvez por pressa nos resultados, acabam deixando de lado a ciência e acreditam que treinar membros inferiores três vezes por semana, por exemplo, vai acelerar a hipertrofia, seguindo um pensamento capitalista "more is better".

Isso, com certeza, não vai funcionar. Mesmo que a sessão de treino seja curta e intensa, repetir ela várias vezes durante a semana pode levar ao "over training". Uma falha entre o tempo de descanso necessário para a recuperação muscular, podendo causar lesões, queda na imunidade, sono desregulado e alteração do humor por conta do alto estresse, isso tudo atrapalha e muito os ganhos.

É indicado um descanso de 48h entre uma sessão e outra do mesmo grupo muscular. Entretanto existe estudos que demonstram que o músculo pode permanecer com microlesões 10 dias após uma sessão de treino e há autores que sugerem descansos de até 14 dias para cada grupamento para potencializar a hipertrofia muscular.

Fazendo uma analogia: imagine que você é um jardineiro e fez um pequeno buraco para plantar uma pequena semente, para cobrir este buraco levaria alguns minutos, agora imagine que vai plantar uma árvore inteira é preciso fazer um buraco gigante, isso levaria horas para preencher este buraco. Da mesma forma ocorre com o nosso músculo, quanto maior o dano, maior o tempo para se recuperar e essas 48h aconselhadas podem ser insuficientes. Por isso, dependendo do estímulo, é recomendado um descanso maior.

Então, tudo vai depender da intensidade do treino. Se treinar intenso um determinado grupo muscular e vai repetir ele durante a semana, sugiro que mude o estímulo diminuindo a intensidade ou talvez o mais coerente seria não treinar este mesmo grupo na mesma semana, deixando um tempo maior para a recuperação.” 

Tipo: 
Chamada de capa: 
Edgar Guadagnano dá dicas para quem quer ficar mais forte
 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5343